terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Gastronomia molecular é um dos destaques do Brasil a La Carte


Técnica inovadora agrega maior valor nutricional aos alimentos
Dentre as atrações gastronômicas confirmadas no Brasil a La Carte, maior festival gastronômico do Sul do Brasil, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de março, em Curitiba, está o restaurante Poco Tapas. A especialidade da casa comandada pelo chef Fábio Mattos é a gastronomia molecular, que vem despertando a curiosidade dos apaixonados pela alta gastronomia. O método inovador altera a aparência e a textura dos alimentos a partir de técnicas de cocção e variações específicas de temperatura, agregando-lhes maior qualidade nutricional. 
O chef destaca que as pessoas não esperam que a gastronomia molecular seja saborosa, por isso se surpreendem ao degustarem os pratos. Outro fator que também causa surpresa aos visitantes do Poco Tapas é a saciedade com a qual deixam o restaurante. "Todos pensam que a gastronomia molecular é composta por pouca comida, mas mudam de ideia imediatamente após visitarem o restaurante", garante Mattos.

O cardápio do Poco Tapas oferece inúmeras iguarias, e, durante o Brasil à La Carte, uma seleção inédita de três pratos será servida aos visitantes. O Ceviche Havaiano de Camarão é uma das apostas do chef. A iguaria virá coberta com caviar especial, feito 100% com shoyu. A segunda opção é o Tartar de Filé Mignon coberto com azeite em pó, muito utilizado na cozinha molecular. Para a sobremesa Fabio Mattos escolheu um grande sucesso do restaurante, que promete surpreender os adultos e deixar os pequenos em polvorosa. O "Bafo de Dragão" é uma pipoca caramelizada, preparada em nitrogênio líquido, congelada a -195°C, que, ao ser mastigada, libera uma fumaça que sai pelas narinas e pela boca.

SERVIÇO
Restaurante Poco Tapas
Rua Vicente Machado, 2786 , Batel - Curitiba
Fone: (041) 9682-8758

SOBRE O BRASIL A LA CARTE
O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curiitba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Nacional de Confrarias, o Brewchef, o Deck Sunset Celebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, adegas, empórios, microcervejarias, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas.